Com certeza já aconteceu com você ou com alguém próximo, de uma joia ou semijoia de prata escurecer com o uso, ou mesmo de repente, certo?! Isso quer dizer que a peça não é de prata?

Vamos ajudar a esclarecer o que realmente acontece!

Apesar de serem banhadas com metais nobres como o ouro, a prata e o ródio, as semijoias são produzidas com latão ou bronze como metal base. Com o tempo de uso, a tendência é dessas peças se desgastarem, e assim ocorrer a oxidação. Porém, em alguns casos acontece mais rapidamente. Essa reação química, pode acontecer, independente do organismo da pessoa.

Um dos motivos é o enxofre, presente em gases de queima de combustíveis, produtos de beleza que contém o elemento em sua composição.

O metal em contato com o oxigênio e esses gases, dão origem a uma camada escura na superfície da peça. O resultado dessa reação, é o sulfeto de prata, que tem cor escura.

Além do enxofre, o contato com o suor – que nada mais é do que água e sais minerais dissolvidos – o ácido úrico alto, pressão alta e o stress, podem favorecer o aparecimento dessa camada de forma mais acentuada, que torna a semijoia escurecida e também com aspecto desbotado.

É possível evitar o escurecimento das peças?!

Alguns cuidados podem ser tomados, para prolongar a vida útil das peças e conservá-la intacta por mais tempo. São eles:

  1. Evite contato com produtos químicos – eles costumam ser abrasivos, que podem causar danos às peças;
  2. Evite contato excessivo com água com cloro ou sol – a peça em contato com cloro, sol e água do mar, por exemplo, tendem a sofrer desgaste. Por isso, até mesmo para tomar banho é aconselhável retirar sua joia ou semijoia;
  3. Evite passar perfume ou cosméticos com a peça – perfumes, creme e maquiagens devem ficar distantes das peças, para evitar manchas ou que estraguem. Espere secar completamente depois da aplicação e somente depois coloque o adorno;
  4. Não pratique esportes com sua semijoia – evite o contato com o suor excessivo a fim de não causar escurecimento. Caso ocorra uma situação imprevista durante o seu dia, por exemplo, procure lavar a peça com água e sabão neutro. E não esqueça de secar bem!
  5. Armazene suas peças em local seco e arejado – A umidade também pode ser uma vilã para suas peças. Escolha sempre armazenar em locais revestidos com veludo ou tecido macio, para evitar que risquem, devido ao atrito entre elas.
  6. Os saquinhos de sílica (aqueles que encontramos por exemplo de bolsas e remédios) evitam a umidade e ajudam a evitar manchas nas peças – absorvem até 30% do seu peso em vapor de água.

Limpeza das peças

Como dissemos no início, pode acontecer de em algum momento as peças escurecerem. Para manter o aspecto de semijoia nova por mais tempo, você pode limpá-las, removendo essa camada escura formada sobre ela:

– A maneira mais indicada, é usar um produto apropriado para esse tipo de limpeza (no mercado existem vários como pastas e líquidos);

– Caso em sua cidade seja difícil encontrar esse tipo de produto, você pode usar água com gás. Mergulhe sua peça em um copo cheio de água gaseificada, e deixe-a de molho durante uma noite inteira. Ao retirar, não esqueça de secar completamente;

– Outra opção é utilizar o bicarbonato de sódio misturado com água, para adquirir a consistência de uma pasta e esfregar suavemente sobre a peça.

Existem também outras receitas caseiras, que podem ajudar no processo de limpeza como água quente e bicarbonato de sódio; água quente e umas gotinhas de detergente neutro, pasta de dente. Em todos esses exemplos, não deixe ultrapassar 15 minutos de molho. E após retirar, seque a peça completamente.

Em todos os processos que fizer, lembre-se de usar uma flanela limpa, para lustrar e dar o brilho final à peça.

Caso ainda tenha dúvida do que é possível usar sem danificar sua semijoia, pergunte ao fabricante ou vendedor, qual método ideal, aconselhado por ele.

Com os cuidados corretos, sua joia ou semijoia levará o aspecto de nova por mais tempo!

Comentários (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *